sábado, 11 de agosto de 2007

E o retorno, hein?


Eu realmente acredito que meu maior problema é o lado psicológico. Eu acordo cheia de gás pra fazer as coisas e, de repente, parece que dá um branco em minha mente e eu estrago tudo. Daí, vem logo aquela frase na cabeça: "amanhã eu começo sem falta, mas sem falta meeeeeeeesmo". E nunca que este dia chega! Não posso viver assim, é muito sofrido e me dá um desgaste emocional absurdo!

Terça tem atendimento psicológico no grupo de apoio, mas como não tinha mais horário para atendimento individual, eu acabei me inscrevendo apenas para a terapia em grupo. E tb é só uma vez por semana. Tudo bem que os profissionais são voluntários - e se já estão lá de graça uma vez por semana já é uma grande coisa - mas se essa minha cabeça já não funciona nada bem, imagina dos obesos bem mais graves? Eu sou da opinião que o trabalho psicológico deveria ser toda semana. Não 1x ao mês.

Eu fiquei lá sentada ouvindo a nutricionista falar e tudo que ela perguntava 'nós' respondíamos na ponta da língua. A impressão foi a de que sobre alimentação e doença somos nós, os obesos, os que mais sabem. Impressionante! Ninguém errou uma! E as respostas eram completas e complexas!!! Um escândalo!!!

De repente, minha cabeça deu uma viajada e eu fiquei pensando em como tudo na prática é tão fácil. Mas que na teoria, o que a maioria estava precisando mesmo, era de uma psicóloga pra que pudéssemos tirar aquelas dúvidas do tipo:

- Pq como emoções?
- Como desvendo que emoções são estas?
- Como faço para me motivar e me manter motivado?
- Que coisa é essa chamada"força de vontade" que tanto falam e que parece não existir dentro de mim?
- Como faço para manter uma mente magra?
- Pq eu sempre desisto no meio do caminho?

E por ai vai! Saí de lá com uma bagagem enooooorme de informações nutricionais, mas e a mente? E aí que a mente saiu igual. Igualzinha da silva. Qd cheguei em casa fiz até um bolo pra comemorar minha primeira ida ao grupo de apoio. Pode isso? Quer mente mais ruim que essa? Já estou até ouvindo um cd que ganhei onde o homem fala pra gente ir repetindo três vezes que amamos frutas e vegetais!!! Eu, hein? Tô enrolada! Precisando de ajuda!

Será que alguém se habilita a responder algumas das minhas perguntas acima?

Ótimo findi!

8 comentários:

"Alice" disse...

Olá querida... são perguntas bem complexas né... mas acredito que as respostas, estão dentro de nós mesmos... e pra cada um, pode ser uma coisa diferente... por isso é tão importante aprendermos a nos conhecer...

Bjinhos e boa semana... Alice.

Anônimo disse...

Oi maná.

Eu faço terapia a 01 ano e essas perguntas são complicadas mesmo.

Eu fui semeando essa força de vontade dentro de mim.

Coloquei o emagrecimento como prioridade neste momento,algo que quero mas do que tudo na vida agora.

Outra coisa muito importante que aprendi na teraia: metas.

Traçe metas, mesmo que pequenas na sua vida, seja no emagrecimento ou em qualquer area.

Não deixe nada "jogado" ao vento!

Procure sempre dizer para si mesma: O universo está a meu favor e nada e ninguem poderá mudar isso.

Uma otima segunda pra vc!

Beijos.

Mirian Rubin disse...

Obrigada pelo carinho e atenção...que esse seu retorno venha cheio de gás e esperança para fazer o melhor que puder para conquistar seus objetivos! Se precisar estarei por perto para te ajudar! Conte comigo! Bjão

Anônimo disse...

Poxa linda..
essa situação eh mesmo complicada...
eu mesmo nem sei te dizer o que eh exatamente q me motiva...eu acho q eh um conjunto de coisas na verdade...mas cada pessoa tem o seu próprio "estalo" de consciencia q o faz tomar um rumo diferente, ou uma atitude de mudança...
mutias vezes chego a pensar "Ah, q adianta depois q eu emagrecer vou voltar a comer e engordar dinovo como sempre"
mas tem alguma coisa dentro de mim me dizendo q eu preciso continuar...
vc precisa se entender e conhecer melhor, pra buscar dentro de si mesma oq vc quer e oq precisa pra ser feliz...
se "ser mais magra" estiver no meio das suas respostas...só cabe a vc buscar isso e daí vc vai ter q decidir o qto quer ser feliz e buscar isso

mas vá com calma...td tem seu tempo, sua hora de acontecer

bjoks

Anônimo disse...

saudade de vc! que bom q voltou!!

Anônimo disse...

saudade de vc! que bom q voltou!!

Esperando Maria Clara disse...

Maná,
Fico feliz que vc tenha voltado a escrever no seu blog...isso já é um passo pra que vc se sinta melhor...pois através do blog dividimos experiências e ao visitar outros espaços virtuais vc perceberá que não é a única que tem problemas e se dividirmos o fardo a vida ficará bem mais leve!
Realmente acredito que a obesidade seja reflexo do que sentimos, ninguém é gordinho pq quer...então para sairmos do "fundo do poço" é necessário ter força vontade, pq se não fizermos pela gente...quem vai fazer? Se ficarmos esperando o tempo todo que a situação mude para tormarmos uma atitude...quem deve dar o primeiro passo?. A terapia realmente é importante...mas tb procure identificar o que te incomoda, o que te coloca nessa situação, e retire isso da sua vida...procure ficar ao lado de quem vc ama, faça uma caminhada para arejar a cabeça, dance uma música que vc gosta...a qualidade da sua vida só depende de vc. Seja autora da sua história!
Força Sempre!!!
Um grande beijo!

Anônimo disse...

esse é exatamente o meu problema o lado psicologico, foi por isso que eu parei de fazer dietas de endocrinos que já estao prontas na gaveta deles, quero trabalhar meu lado emocional e por isso comecei meu blog, dá uma passadinha lá depois?
beijao